Guia completo Detran RS

Postado por: Oficina da Multa

Você foi multado? Baixe Grátis o PDF com o Passo a Passo de Como Recorrer de sua Multa (Veja AQUI).

Cada estado brasileiro e também o Distrito Federal, possui assuntos de trânsito que são coordenados por um Detran. Isto é, Departamento Estadual de Trânsito. No caso do Rio Grande do Sul, isso não é diferente. O estado possui o Detran RS.

Abaixo você vai conferir algumas informações sobre o Detran RS. Além disso, também vamos explicar como você pode fazer para consultar, de forma gratuita, placas, pontos e multas. Boa leitura!

Saiba mais sobre o Detran RS

O Detran RS é o órgão responsável por controlar várias questões relacionadas a registro, habilitação, penalidades e licenciamento de veículos. O órgão teve suas atividades iniciadas em 1997.

O Detran RS oferece alguns serviços para os cidadãos do Rio Grande do Sul, como por exemplo:

  • CFC – Centro de Formação de Condutores
  • CRVA – Centro de Registro de Veículos Automotores
  • CRD – Centro de Remoção e Depósitos
  • CDV – Centro de Desmanche de Veículos

De forma resumida, o Detran RS possui várias funções e você pode usá-lo para buscar muitas informações importantes de forma gratuita. E é sobre isso que falaremos a partir de agora.

Como consultar uma placa pelo Detran RS

Antigamente, para que você soubesse qualquer informação sobre o seu veículo, era necessário se dirigir a um dos postos de atendimento do órgão. Hoje em dia, com a internet, isso não é mais necessário.

Você tem como consultar várias informações apenas acessando o site do Detran RS. Abaixo explicaremos como você pode consultar uma placa pelo site. Confira!

Entrando no site do Detran, do lado esquerdo, você verá um Menu. Ao clicar nele, você terá acesso a várias opções para que você navegue pelo site. A consulta de placa ou de veículo serve para que você saiba como está a situação ou outras informações de determinado veículo.

Para que você consulte uma placa ou um veículo é necessário que você tenha em mãos a placa do veículo e o número de RENAVAM. Depois, você seguirá o passo a passo abaixo:

  • Clique no “Menu”
  • Clique em “Veículos”
  • Vai aparecer várias opções. Clique em “Consulta de Veículo” na guia “Principais Serviços”;
  • Clique em “Acessar o serviço”;
  • Uma nova janela vai se abrir. Digite a placa do veículo e o código RENAVAM nos campos solicitados.
  • Selecione a caixa “Não sou um robô”;
  • Clique em “consulta”.

Feito isso, todas as informações sobre o veículo irão aparecer na tela.

Como consultar número de pontos da CNH no Detran RS

Consultar o veículo e consultar o número de pontos da CNH não é a mesma coisa. Para realizar a consulta, será necessário que você tenha em mãos o seu RG e o número de registro da sua CNH.

Para realizar a consulta, você vai clicar em “Consulta de pontuação” na seção “Serviços mais acessados”. Feito isso, você deve preencher os campos solicitados, que são os seguintes:

  • Identidade
  • CNH – N° Registro
  • Nome
  • Data de Nascimento

Depois, você deve marcar a caixa “não sou um robô” e clicar em “consulta”. Após esse clique, apareça todas as informações referente ao número de pontos da sua CNH.

Como consultar infrações ou multas no Detran RS

O passo a passo para consultar as multas no site do Detran RS é bem parecido com o anterior. Para realizar a consulta, é importante que você tenha em mãos a Placa do Veículo e o Código RENAVAM.

Primeiro você deve clicar em “Consulta infrações” na seção “Serviços mais acessados” que fica na página inicial do site. Preencha as informações, informe que você não é um robô e clique em consultar. Feito isso, todas as informações referentes a infrações irão aparecer na tela.

Espero que você tenha entendido como fazer consultas gratuitas no site do Detran RS.

Postado por: Oficina da Multa

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Leia também: