O que é direção defensiva e como ela pode ser útil

Postado por: Oficina da Multa

Com o trânsito cada vez mais caótico, estresse, pressa e desatenção, os acidentes estão mais propensos a acontecerem. Nesse sentido, cabe ao motorista, como responsável por todos aqueles que estão no seu veículo, bem como pela vida de outras pessoas, encontrar bons meios para dirigir.

Assim, surge então a direção defensiva, que é um meio de prevenir que acidentes aconteçam tanto consigo mesmo e com aqueles que permeia o trânsito.

Um acidente sempre pode ser evitado, desde que haja meios para que ele não aconteça. O principal deles é sem sombra de dúvidas, é o modo como o condutor dirige seu veículo. Entenda o que é dirigir na defensiva e quais os benefícios que isso poderá trazer para a sua família.

O que é direção defensiva?

Em se tratando de acidentes de trânsito sabemos que grande parte deles é causado pela imprudência de muitos motoristas. Esta palavra é sempre muito repetida, podemos ouvir ela nas autoescolas, na rua, nos jornais, nas escolas, mas sempre a cometemos. E em alguns casos, a imprudência pode ser fatal.

Felizmente existem meios de erradicar ou coibir os erros por imprudência, um deles é praticando a direção defensiva.

Dirigir na defensiva significa dirigir levando em consideração que as outras pessoas podem cometer erros. Isso quer dizer que no trânsito podem haver imprevistos mas é preciso estar atento a todos eles.

Entre os elementos mais comuns que podem causar erros estão a desatenção dos pedestres, a falta de habilidade e conhecimento dos motoqueiros, além de situações do tempo e condições das vias públicas.

O motorista que pratica esse tipo de direção está atento a todo movimento diferente e tenta agir da melhor forma quando os erros acontecem, sem gritar ou buzinar. Afinal de contas, tais atitudes causam ainda mais situações de estresse no trânsito.

Pode-se dizer que ao se tornar um motorista que pratica a direção defensiva você passa a dirigir com mais educação, eficiência e segurança.

A direção defensiva engloba dois sistemas de direção:

Direção preventiva

A direção preventiva consiste em antes mesmo de começar a dirigir. Ao entrar no carro, o motorista avalia todas as condições do veículo, suas condições física e mental para que possa conduzi-lo, o tempo, entre outros detalhes importantes.

Tudo isso como forma de prevenir que algo mais grave aconteça.

A exemplo disso temos uma situação corriqueira mas que passa desapercebida por muito condutores: o cinto de segurança. Aquele que pratica a direção defensiva sabe que todos os ocupantes do carro, inclusive ele mesmo, devem estar com cinto de segurança antes que o veículo entre em movimento.

Isso porque as consequências de um impacto de uma colisão onde os ocupantes não estão devidamente com o cinto de segurança, podem ser fatais.

E nunca se sabe o que pode acontecer.

Direção corretiva

A direção corretiva consiste naquela onde as ações do condutor mediante determinada situação de perigo são realizadas de forma adequada. Dessa forma, se torna possível evitar um possível acidente.

Um exemplo disso é muito comum é aquaplanagem: muitos motoristas pisam no freio quando acontece este tipo de situação, o que realmente pode ocasionar um acidente.

Mas aquele que pratica a direção corretiva sabe que em casos como estes, é preciso que se movimente levemente a direção para controlar a aquaplanagem.

Por que praticar a direção defensiva?

Muitas pessoas acreditam que a direção defensiva é algo muito superficial e que não faz diferença.

Mas isso não é verdade. Imagine a seguinte situação: você está dirigindo em uma via movimentada. O sinal abriu mas existe um carro passando o cruzamento. O que você faz:

  1. Como você está com pressa você vai mesmo assim porque a preferência é sua e o sinal pode voltar a fechar a qualquer momento.
  2. Aguarda que o condutor passe e prossegue com o seu veículo caso o sinal ainda esteja aberto.

Infelizmente uma grande parcela de condutores opta pela alternativa A, o que comumente gerará o risco de acidente.

A ideia a se pensar aqui é a seguinte: mesmo que a preferência for sua, se a sua ação pode colocar em risco a sua vida e a vida de outras pessoas, é melhor que você a ceda para o outro condutor. Afinal de contas, presume-se que ele pode não saber o que está fazendo.

E os números não mentem. Em uma pesquisa realizada em todo mundo, percebeu-se que o condutor é o maior responsável pelas causas de acidentes.

Assim, a porcentagem de problemas mecânicos com automóveis causa 30 % doas acidentes. Os problemas com a via causam 0,6 % dos acidentes e os problemas relacionados ao condutor causam 64 % dos acidentes.

Além disso, muitos problemas estão relacionados à falta de responsabilidade deste perante aos outros. Uma vez que a maioria dos acidentes são causados por condutores que estão sob efeito do álcool ou de outras drogas, ou que estão dirigindo em uma velocidade inadequada.

Problemas com imperícia, ou seja, falta de experiência por parte do condutor assim como negligência, falta de atenção ou observação, também foram relatados.

O condutor precisa entender que quando ele assume a direção se torna responsável por todas as vidas que possa vir a prejudicar. E nesse quesito o Brasil já tem mudado suas leis de trânsito, com punições mais severas a condutores com determinados tipos de comportamento no trânsito.

Mas ainda existe muito a se fazer, e o primeiro passo é entender que a primeira pessoa que precisa mudar a atitude no trânsito não é o outro mais sim você mesmo.

E visando qualificar de maneira adequada os condutores nasce a necessidade da realização de um curso de direção defensiva.

Alguns condutores já tiraram sua habilitação tem algum tempo, e esqueceram-se de certas normas e procedimentos, enquanto que outros, por falta de experiência realmente não sabem como agir em determinadas situações.

Dessa forma, grande maioria das pessoas que estão dirigindo, ou que vão dirigir os seus carros na rua podem vir a cometer uma falha grave pois não sabem de fato como agir em diferentes situações.

O que é código brasileiro de trânsito e qual sua relação com a direção defensiva?

O Código Brasileiro de trânsito é aquele que rege o trânsito sendo uma normatização para o comportamento do condutor no trânsito.

Para aqueles que desejam ter uma habilitação, a primeira etapa pela qual deverão passar é a prova escrita, com base nesta legislação. Para ser aprovado, o aluno deverá acertar 70 % da prova.

Os principais conteúdos dessa prova estão relacionados aos primeiros socorros, significado das placas e é claro direção defensiva.

Desse modo, o aluno deve estar bem preparado para que possa obter a sua aprovação e então poder começar a fazer as aulas de rua, que darão a instrução de como dirigir.

Porém, se o aluno não entender de normatização e conduta no trânsito ele certamente será um mal condutor que poderá vir a causar acidentes que podem ou não ser fatais.

Portanto, o aluno deve aprender com a direção defensiva que dirigir não significa apenas ter um carro, entrar nele e sair dirigindo. É ter responsabilidade consigo mesmo e com os outros.

O que é um curso de direção defensiva e como ele pode te ajudar?

Um curso de direção defensiva é um curso no qual o condutor tem a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a legislação e as regras de trânsito, assim como, também aprende como se comportar em diversas situações do dia-a-dia.

É na realização desse curso que ele consegue ter acesso a técnicas importantes que podem ser executadas no trânsito para evitar acidentes das mais diversas espécies.

No curso o condutor aprende diversas temáticas que proporcionarão melhores maneiras de se comportar no trânsito. Veja quais são:

Verificação das condições do veículo

Responda a esta simples pergunta? Um veículo na rua trafegando que apresenta problemas pode ocasionar algum tipo de acidente?

Certamente a sua resposta para essa pergunta foi sim. E de fato essa é uma verdade. Mas em se tratando de problemas com o veículo, muitas pessoas acreditam que estes devem ser checados apenas quando ele apresenta algum tipo de problema.

No entanto não é bem assim. Quando um carro chega a apresentar algum tipo de defeito pode ser que ele já esteja instalado ali por muito tempo. Felizmente, em sua grande maioria, os defeitos apresentados são ajustados antes que um problema aconteça, mas e se não fossem?

E é assim que um condutor que pratica direção defensiva deve pensar: Como eu posso evitar através de ações de manutenção realizadas no meu veículo que acidentes ocorram?

Além disso, não são apenas os defeitos do motor e elétrica que devem ser observados. Lembre-se de que lanternas queimadas, retrovisores quebrados entre outros detalhes fazem toda diferença na hora de evitar um acidente.

Porém, nem sempre estamos atentos a todas estas situações e o curso visa mostrar de maneira íntegra quais são cada uma delas.

Condições do condutor na hora de dirigir

Se o condutor é quem pratica a direção defensiva então o foco também deve estar voltado para ele.

Porém, esse é uma problema muito negligenciado, principalmente em se tratando de suas condições físicas e mentais. Um exemplo muito clássico é o álcool. É preciso entender de uma vez por todas que álcool e bebida não combinam.

Mas infelizmente há quem diga o contrário, e as estatísticas não mentem. Contudo, ainda existem aqueles condutores que insistem em dirigir sob o efeito do álcool.

E esta com certeza não é uma prática de direção defensiva, mas sim, de direção ofensiva.

Direção ofensiva é o tipo de direção que o condutor pratica quando não respeita as regras de trânsito, é imprudente e coloca em risco a sua própria vida e a vida de terceiros.

Como já foi comentado aqui, a legislação de trânsito brasileira tem mudado bastante nesse quesito estabelecendo leis mais severas para quem pratica este tipo de direção.

É necessária a conscientização de que o condutor tem em suas mãos uma arma, sim, uma arma muito poderosa que pode tanto matar quanto salvar vidas. Cabe a ele escolher de que lado deseja ficar.

Mas além deste tipo de conduta, em um curso de direção defensiva o condutor aprende a ter outros comportamentos que visem a prevenção e segurança de todos. Essas ações estão pautadas no bom senso, e aliadas às normas de trânsito.

Comportamento no trânsito

O comportamento de um condutor dentro do trânsito é um dos quesitos mais importantes a serem tratados dentro de um curso.

Você pode analisar mais acima que uma situação em um sinal, onde era possível escolher entre duas opções, sendo que cada uma delas gerava uma consequência diferente.

Além do comportamento em um sinal de trânsito, existem muitos outros comportamentos que de fato devem ser respeitados pelo condutor, como por exemplo, a velocidade de um veículo.

A pressa nos dias de hoje é um elemento que está presente em 90 % da vida das pessoas. É preciso chegar ao trabalho à tempo, pegar as crianças na escola em tempo hábil, ir para o treino de academia de futebol. Enfim, são diversas atividades que são cronometradas.

E para chegarmos ao nosso destino de forma rápida, temos comportamentos que não são recomendáveis. Muitas vezes passamos em um cruzamento sem parar, outras vezes avançamos o sinal vermelho e na maioria aumentamos o limite de velocidade.

E é ultrapassando os limites de velocidade que os condutores cometem seus maiores erros. É assim, que você condutor (ou futuro condutor) pode cometer erros que podem custar a vida de adultos, crianças e animais.

Mas será que não existe um jeito de reverter este quadro e chegarmos a tempo em nossos compromissos?

Sim, existem várias maneiras de fazer com que isso ocorra, basta que sejamos mais conscientes.

Além deste, existe vários outros tipos de comportamento que podem colocar a vida das pessoas dentro do trânsito em risco e o condutor pode estar cometendo eles sem ao menos perceber isso.

E são estes comportamentos que também serão ressaltados dentro de um curso de direção defensiva.

O modo de dirigir

E não é só apenas de bons comportamentos que se faz uma direção defensiva. Se voltarmos a realizar uma análise dos dados referentes ao número de acidentes podemos perceber que uma grande parcela dos condutores causam acidentes por imperícia.

A falta de habilidade ao volante pode ocasionar muitos problemas no trânsito. Ao mesmo tempo que o condutor que pratica a direção defensiva presume que as outras pessoas podem não saber de fato dirigir, ele deve garantir que ele saiba.

E muitos acreditam que sabem dirigir pois já tem a experiência ao volante por anos. Porém, grande parte destes motoristas ainda cometem pequenos erros que ao final, podem fazer uma grande diferença no trânsito.

Vamos dar um exemplo simples. Você sabe como se comportar em curvas acentuadas?

Não é incomum termos acesso à notícias que mostram acidentes de trânsito ocasionados bem na curva.

Isso acontece porque a maioria dos condutores, ao acreditarem que sabem o que estão fazendo, acabam cometendo erros fatais, ocasionando assim, graves acidentes.

As curvas podem ser consideradas grandes “ciladas” na estrada que somente aqueles que estão devidamente preparados conseguem passar com tranquilidade.

Antes de entrar em uma curva, o condutor deve diminuir a velocidade, evitando que sobre o veículo a força centrípeta, que puxa o carro para o centro da curva e que em casos mais graves pode fazer com que ele capote ou colida com outro, ou a força centrífuga, que puxa o veículo para fora da curva, e também poderá ocasionar acidentes.

Além destes comportamentos, o condutor em um curso de direção defensiva, aprende como reagir em diversas situações evitando assim, a ocorrência de acidentes.

Simulado ou direção defensiva: qual escolher?

Quando se fala em direção, muitas pessoas enfrentam dificuldades em relação ao que escolher: simulado ou direção defensiva.

É preciso analisar as duas opções e entender como elas funcionam.

A direção defensiva é aplicada não somente em um teste de rua para obtenção de permissão para dirigir, mas também em toda a vida. É através de um curso de direção defensiva que o condutor (ou futuro condutor) terá acesso à informações importantes.

Ali ele vai deixar de deduzir e aprender de fato o que é preciso fazer em diferentes situações que possam vir a acontecer.

Portanto, o curso de direção defensiva se torna um elemento de suma importância para a vida cotidiana do condutor.

Porém, em um simulado, o condutor pode ter acesso a diferentes situações que acontecem no trânsito e dessa forma, ele pode então aplicar os seus conhecimentos. Além disso, em uma simulado o aluno porá em cheque todos os seus conhecimentos, tendo uma noção de como será seu desempenho na prova.

Sendo assim, o simulado também tem importância na vida do condutor, principalmente daqueles que estão iniciando sua prática dentro do trânsito.

É preciso compreender que tanto simulado quanto direção defensiva são importantes para o desenvolvimento das habilidades do condutor. E o ideal é que eles sejam aplicados de forma conjunta, o que permitirá uma alta performance no trânsito.

Postado por: Oficina da Multa

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Leia também: