Multa de Trânsito

Postado por: Oficina da Multa

Multa de Trânsito

No Brasil, os motoristas passam, por dia, em média, duas horas e meia dentro de um carro. A informação é do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) para a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A Multa de Trânsito acaba fazendo parte dessa maratona definitivamente.

Considerando todo esse tempo dentro do automóvel, é importante notar que algumas falhas acontecem. O número de infrações registradas pelo Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), no entanto, choca.

Multa de Trânsito: quadro atual

De janeiro a abril deste ano, 15,4 milhões de autuações foram emitidas. Dá para acreditar? É praticamente uma multa para 1 pessoa em quase toda a população da cidade de São Paulo por exemplo.

Um dos motivos de termos muitas multas de trânsito e a elevação das taxas de acidentes, é a falta de fiscalização das estradas do nosso país.

Acabe sendo necessário o uso de radares nos sinais que registrem quando alguém comete crimes de trânsito. Um bom exemplo é dirigir com velocidade acima do permitido ou passar em sinal vermelho.

Hoje, no país, há a utilização desse equipamento, mas em baixa escala, e nos raros sinais que estes estão presentes há sinalização marcando sua comparência.

Ou seja, avisando aos motoristas que naquele sinal não se pode cometer crimes de trânsito, mas em qualquer outro isto é viável, já que não há fiscalização. A lógica é meio absurda, mas é o que normalmente se entende.

Multa de Trânsito: Mudanças Eficazes

Multa de Trânsito

Entretanto, um bom modelo na mudança na sinalização que vem ocorrendo é na cidade de Valinhos, em São Paulo por exemplo.

Após mais de dois anos sem radares nas vias, voltará a ter os equipamentos entre o final de fevereiro e o início de março deste ano (2019). A licitação foi concluída nesta semana e a assinatura do contrato com a Consórcio Valinhos Vias ocorrerá nos próximos dias, segundo a Prefeitura.

O sistema conta com 32 radares em 26 pontos, tendo a empresa, a partir da assinatura do contrato de seiscentos e cinquenta mil e cem reais, vinte dias para implementação.

Eu sei que você fica irritado toda vez que vê a instalação de um radar novo. Principalmente quando ele é colocado em um trecho que você precisa passar todo dia.

Mas seja um pouco racional, afinal de contas o radar está lá para um motivo: proteger você e os outros. Infelizmente a conduta irresponsável de alguns fazem todos pagar.

O critério principal de seleção foi frequência de carros que passam no local.

Multa de Trânsito

A cidade com 127100 habitantes, teve 11 registros de mortes no trânsito só no ano de 2018. Sendo 1 condutor de automóvel, 4 pedestres, 5 motociclistas e até um ciclista .

Em 2017 foram dez ocorrências que podem ter terminado em processo administrativo.

Os dados são do Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP).

Contudo, tendo em vista que por ano morrem vinte mil pessoas na nação devido a combinação de álcool e volante, faz-se esta a principal causa dos desastres nas vias brasileiras.

Polêmicas atuais

Multa de Trânsito

A lei seca não é perfeita e só possibilita penas mais graves para quem faz o teste do bafômetro. Que infelizmente é opcional, mas ainda assim não deixa de ser uma das melhores formas de combater o problema. Então, pelo menos a mais eficaz.

Em Maceió se realizou duas operações em uma pacata madrugada de domingo
por exemplo. Então, sabe quando as pessoas menos esperam?

Estas operações multaram dezenove condutores de circulação porque estavam extremamente alcoolizados. Oito pessoas foram pegas inabilitadas e se recolheram dezesseis CNHs.

As ações foram realizadas na Avenida Moreira de Silva, em frente à Praça do Centenário no bairro do Farol e na Avenida da Paz, em frente ao Memorial da República, em Jaraguá.

Então como resultado infelizmente 5 condutores passaram por processo administrativo por mostrar resultados altos de álcool no sangue.

Além disso, dezesseis habilitações foram recolhidas e oito pessoas foram flagradas inabilitadas, um fato extremamente preocupante.

Recorrendo à multa

Se você acha que foi multado injustamente é possível recorrer. O código de trânsito brasileiro garante direito de defesa e contraditório. Afinal as autoridades de trânsito podem se enganar

O processo deve ser feito no máximo 15 dias após recebidas as notificações de penalidade. Se não houver uma resposta agradável você pode tentar evitar o pagamento da multa apelando para Cetran dentro do prazo de 30 dias.

Mas felizmente depois da resposta negativa e não depois de recebida a notificação.

Mas infelizmente não há nada que você possa fazer em relação ao valor da multa
que vai ser lançado pelo auto de infração. Muito menos sobre os pontos na carteira.

Se houve o cometimento da infração você vai ter que pagar a multa. E talvez perca o direito de dirigir.

E primeiramente nem pense na hipótese de ir atrás de político para aliviar sua barra. Você pode se dar muito mal! Alias acho que esse país já teve sua cota de corrupção estourada.

Concluindo

Multa de Trânsito

Ainda longe do número de mortes comparado ao consumo de álcool, porém, colocando em risco a vida de outros motoristas e pedestres.

Portanto, decorrente do imenso crescimento de infrações no trânsito, as multas auxiliam no controle e diminuição dos incidentes.

É necessário, então, a conscientização dos motoristas para respeitar as regras conselho nacional de trânsito.

Além disso, é de suma importância que continuem surgindo leis e multas sejam aplicadas, sem exceção, aos infratores. No trânsito, vidas correm riscos o tempo todo, então, as medidas propostas para diminuírem esses riscos devem ser seguidas.

Bom, o melhor jeito mesmo de não recebe uma multa de trânsito é primeiramente obedecendo à lei. Por mais banais que sejam os detalhes, a multa de trânsito não chega atoa.

Se por algum acaso você desconfiar do motivo de uma multa é possível recorrer. Através desse processo você consegue se livrar da temida multa de trânsito.

Mas e aí, gostou do conteúdo? Está precisando recorrer uma multa? Clique aqui e aprenda de um jeito fácil com a nossa ajuda.

Postado por: Oficina da Multa

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Leia também: