Passo a passo de como consultar as multas no Detran – SC

Postado por: Oficina da Multa

Você foi multado? Baixe Grátis o PDF com o Passo a Passo de Como Recorrer de sua Multa (Veja AQUI).

Você sabe como recorrer ou cancelar uma multa pelo Detran – SC? Se você não sabe, você está lendo o artigo certo. Sabemos que o Detran é um órgão importante em todos os estados brasileiros.

E ao contrário do que muitas pessoas pensam, ele não deve ser sempre visto com maus olhos. Por meio do órgão, você consegue acessar muitas informações importantes. Pensando nisso, preparamos esse artigo para você.

Abaixo você confere o passo a passo de como consultar multas no Detran – SC.

Detran – SC: por que ele é importante?

O Detran é um órgão responsável por muitas atribuições no que diz respeito ao trânsito brasileiro. E com o Detran – SC não é diferente. Abaixo você confere algumas das atividades que o órgão realiza em todo o estado.

  • Realiza, fiscaliza e controla o processo de formação, aperfeiçoamento, reciclagem e suspensão de novos motoristas;
  • Expede e cassa a Licença de Aprendizagem, Permissão para Dirigir e CNH – Carteira Nacional de Habilitação;
  • Analisar as condições dos veículos do estado;
  • Registra, emplaca, sela a placa e licencia veículos, isto é, o Detran expede o CRV – Certificado de Registro e Licenciamento;
  • Fiscalização de trânsito, emissão de multas, autuação e aplicação de medidas administrativas;
  • Dentre outros serviços.

Como deu para perceber, o Detran tem funções bem importantes. Mas, normalmente, quando se fala em Detran, você lembra logo de multas, não é mesmo? E se você mora em Santa Catarina, provavelmente quer saber como consultar as multas no Detran – SC.

A partir de agora, você vai conferir o passo a passo completo de como fazer essa consulta.

Como consultar multas no Detran – SC?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é necessário ir até um posto de atendimento do Detran – SC para consultar as multas de um veículo. O processo pode ser realizado todo pela internet de forma totalmente gratuita.

O primeiro passo, obviamente, é entrar no site do Detran – SC. Você pode acessar o site oficial clicando nesse link. Assim que você abrir o site, você vai ver algumas imagens na parte de cima da página.

Há uma imagem de um carro, uma de uma carteira de motorista e uma de uma bandeira. Para consultar as multas, você deve clicar na primeira imagem, do carro, que tem escrito “Veículos – Dossiê completo de veículo”.

Na página que abrir, você pode fazer uma consulta completa do veículo que você desejar. Para isso, basta que você informe a placa do veículo e o código RENAVAM. Depois basta clicar em “Ok”. A consulta vai mostrar um dossiê completo do seu veículo.

E se eu quiser consultar os pontos que constam na minha habilitação?

Nesse caso, você vai entrar no site e vai clicar no segundo ícone, o da carteira de habilitação que tem escrito “CNH – Carteira Nacional de Habilitação”. Uma página será aberta e dois dados serão solicitados: o número do CPF da carteira de motorista e o número de registro da CNH.

Preencha as informações solicitadas e clique em “Ok”. Vale ressaltar que a consulta da pontuação é limitada apenas para condutores que tenham a CNH registrada em Santa Catarina. Então, se você mora em outro estado, é necessário que você consulte o site do Detran do seu estado.

Vale lembrar também que o condutor perde o direito de dirigir após atingir 20 pontos ou mais na carteira de motorista. Essa regra vale, caso os pontos sejam atingidos em um período de 12 meses e não nos últimos 12 meses.

Espero que você tenha entendido como consultar as multas e a sua pontuação no site do Detran – SC. Dirija com responsabilidade e até mais!  

Postado por: Oficina da Multa

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Leia também: