Passo a passo de como consultar placa de DENATRAN no forma gratuita

Postado por: Oficina da Multa

Você foi multado? Baixe Grátis o PDF com o Passo a Passo de Como Recorrer de sua Multa (Veja AQUI).

Denatran significa Departamento Nacional de Trânsito. O órgão é responsável pela organização do tráfego de veículos automotivos no nosso país. Algumas pessoas o confundem com o Detran, que por sua vez significa Departamento Estadual de Trânsito.

Ao contrário do Detran, em que cada estado possui um, o Denatran é apenas um, uma vez que ele é um órgão federal. Nesse artigo você vai entender um pouco mais sobre o Denatran. Além disso, também daremos o passo a passo de como consultar placa no Denatran gratuitamente.

O que é Denatran?

O Denatran é o Departamento Nacional de Trânsito, o órgão máximo executivo do Sistema Nacional de Trânsito. O Denatran pode atuar em todo o Brasil e possui autonomia técnica e administrativa.

O intuito do Denatran é fiscalizar e fazer com que as legislações de trânsito estabelecidas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) sejam realizadas. O órgão também possui a função de coordenar e controlar os órgãos responsáveis pela Política Nacional de Trânsito.

O Denatran é dividido em seis grupos:

  • CGIE – Coordenação-Geral de Informatização e Estatística
  • CGIJF – Coordenação-Geral de Instrumental Jurídico e da Fiscalização
  • CGIT – Coordenação-Geral de Infraestrutura de Trânsito
  • CGPNE – Coordenação-Geral de Planejamento Normativo e Estratégico
  • CGQFHT – Coordenação-Geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito
  • CGPO – Coordenação-Geral de Planejamento Operacional

Qual a diferença do Denatran e do Detran?

O Denatran fiscaliza os órgãos de trânsito para ter certeza que todas as políticas estão sendo seguidas corretamente. Já o Detran tem o intuito de administrar e fiscalizar o trânsito de veículos e a formação dos motoristas.

Mas não é apenas essa a diferença. Em alguns casos, a relação dos dois órgãos é bem parecida, como no processo de formação de motoristas, por exemplo.

Nesse caso, o Denatran tem o objetivo de determinar os métodos para a aprendizagem e habilitação de condutores. Já o Detran coloca o regulamento em prática.

Quais os serviços oferecidos pelo Denatran?

Primeiro é importante ressaltar que nenhum dos serviços oferecidos pelo Denatran são presenciais. Tudo é feito online, por meio do site do órgão. Porém, o Departamento tem um endereço fixo, localizado em Brasília, que é reservado para o trabalho de administração interno.

Para ter acesso aos serviços disponibilizados, você deve acessar o Portal de Serviços do Denatran. Um cadastro deve ser realizado no site e o usuário tem direito a realizar até cinco consultas diariamente. Abaixo você confere os serviços disponibilizados no site:

Consultar veículo

O usuário tem acesso a consultar todas as informações do veículo. Para isso, é necessário que ele tenha em mãos a placa do carro, RENAVAM e CPF/CNPJ.

Consultar Recall

Nesse caso, os proprietários podem consultar se há o serviço de Recall oferecido gratuitamente, por causa de algum defeito de fábrica. Esse serviço é convocado pela distribuidora dos veículos ou pelo fabricante.

Validar CNH

Com o CPF, o número de registro e o número de segurança, você tem como descobrir se uma determinada CNH é ou não verdadeira.

Validar CRV

O serviço é o mesmo que o anterior. Você tem como verificar se o CRV, isto é, Certificado de Registro do Veículo é verdadeiro.

Passo a passo de como consultar placa no Denatran

Abaixo você confere o passo a passo de como consultar uma placa no Denatran de forma totalmente gratuita.

  • O primeiro passo é acessar o Portal de Serviços Denatran. Você pode fazer o acesso por meio desse link.
  • No Menu localizado do lado esquerdo você vai clicar em Cadastro. Se você já estiver cadastrado, pode clicar em Login.
  • No caso do cadastro, você deve preencher um formulário informado os dados que serão solicitados.
  • No ato do cadastro, você deverá informar um e-mail e senha. Informe o e-mail corretamente porque para que você tenha acesso aos serviços, será necessário fazer a validação do e-mail e ativar a conta.
  • Depois disso, faça login. No Menu do lado esquerdo clique em “Consulta” e depois clique em “Veículo”. Insira o CPF, placa do carro e código RENAVAM.
  • Pronto! Você terá acesso a todas as informações da placa do veículo.

Espero que você tenha entendido como consultar a placa do veículo no Denatran. Agora é só seguir o nosso passo a passo. Até mais!  

Postado por: Oficina da Multa

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Leia também: