Tabela FIPE: guia completo com tudo o que você precisa saber

Você sabe o que é Tabela FIPE? Esse indicador ajuda a nivelar o preço do automóvel na hora que você quer vendê-lo. A tabela é referência no mercado e também serve para calcular o valor do IPVA, financiamento, seguros e outras taxas.

Basta que você imagine um pouco. Sendo vendedor ou comprador, a dúvida de qual valor cobrar por determinado carro sempre vai surgir. Afinal, o ideal é comercializar o automóvel com um preço justo.

Pensando em ajudar você, nós preparamos esse artigo. Abaixo você confere todas as informações necessárias sobre a Tabela FIPE, além dos cuidados na hora de analisar esse indicador. Boa leitura!

O que é a Tabela FIPE?

A Tabela FIPE é uma referência para que você saiba por qual valor deve vender um automóvel. Vale tanto para carros seminovos, como para carros novos. Além disso, a tabela também serve para que você compare preços de taxas, contratos e seguros.

A Tabela FIPE inclui todos os valores de automóveis (carros e caminhões) e motos. Para que os preços sejam determinados, os valores muito altos ou muito baixos sempre são excluídos. Dessa forma, não tem perigo de existir diferenças nos comparativos, para que sempre prevaleça os preços médios.

Vale ressaltar também que, todos os meses, a tabela FIPE é alterada. Além disso, a tabela é a principal fonte para que vendedores e compradores se informem dos preços dos veículos. Por isso, a recomendação é que, quando você pretender comprar ou vender algum veículo, não olhe a tabela apenas por um dia.

O ideal é que você faça um balanço e pesquise durante vários dias, para só depois tomar suas próprias conclusões.

Mesmo com tudo isso, ainda é possível encontrar veículos com valores mais baixos que os convencionais de mercado. Mas, como explicado anteriormente, a tabela serve apenas como uma referência. É importante que você avalie vários detalhes antes de querer fechar um negócio.

Por exemplo, elementos como peças originais e conservação do veículo influenciam no valor total. E a tabela FIPE leva em consideração apenas veículos que estejam nessas condições.

Como consultar a tabela FIPE?

A consulta pode ser feita toda pela internet. O primeiro passo é acessar o site da Tabela FIPE. Na parte superior da página, você tem acesso as categorias para que você filtre a sua pesquisa.

Mas, se você quiser, mais embaixo na página tem um preenchimento mais rápido. Você coloca ali os dados solicitados e depois ele mostra os valores dos veículos. Porém, a tabela não é imune a falhas. Abaixo você confere alguns dos pontos negativos da tabela FIPE:

  • Os preços não coincidem com o valor cobrado no mercado;
  • Em algumas regiões do Brasil, a tabela não funciona;
  • Para estipular preços mais detalhados, o custo é mais alto;

A tabela FIPE é mesmo confiável?

Sim, pode sim. Porém, é como expliquei anteriormente. Pode ser que você não consiga vender o seu carro de acordo com o valor que a tabela mostra. Afinal, tudo vai depender das condições do veículo.

Também é possível que o valor seja modificado, por conta da inflação e da economia do nosso país. Em resumo: a lei da oferta e da procura. Quanto mais procura tiver, mais caro o produto vai ficar.

Exemplo: um carro que é bastante procurado, consequentemente, vai ficar mais caro. Um carro que não é tão procurado assim, vai ter o seu valor alterado para menos. Por isso, o ideal é que você sempre faça pesquisas para comprar o veículo com um preço acessível e que cabe no seu bolso.

Espero que você tenha entendido o que é e como funciona a tabela FIPE. Use-a da próxima vez que você pensar em vender o seu veículo. Até mais!