CRVL do veículo: entenda o que é e como fazer a consulta pela placa

Postado por: Oficina da Multa

Você foi multado por não portar o CRLV? Baixe Grátis o PDF com o Passo a Passo de Como Recorrer de sua Multa (Veja AQUI).

Você sabe o que significa a sigla CRVL? Além da carteira de habilitação, depois que o motorista aprende a dirigir e compra um carro, ele precisa andar sempre com dois documentos. Um deles é a CNH, isto é, a Carteira Nacional de Habilitação. O outro é o CRVL, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos.

Você sabe que documento é esse? O que ele significa? Qual a diferença do CRVL para CRV? Se você não sabe, você está lendo o artigo certo. Abaixo eu vou explicar qual a diferença de CRVL para CRV, assim como também mostrar como fazer consultas pela placa. Não deixe de conferir e boa leitura!

O que é o CRVL do veículo?

De forma bem resumida, CRVL é o licenciamento do veículo. Mas, ao pé da letra, como falei anteriormente, é o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos. Portando esse documento com ele em dia, isto é, dentro do prazo de validade, você terá o direito de dirigir de acordo com as leis de trânsito.

Porém, para que você receba o CRVL, você precisa pagar algumas taxas:

  • IPVA
  • DPVAT – seguro obrigatório
  • Taxa de renovação do licenciamento, que serve para a emissão do licenciamento
  • Multas de trânsito que estão vencidas

Sendo assim, caso você receba uma multa e resolva recorrer, a efetivação da multa fica suspensa até que você receba a resposta da reclamação. E isso também vale para o CRVL.

Qual a diferença de CRVL para CRV?

São tantas siglas que dá mesmo para o motorista ficar confuso. Mas a diferença é bem simples de ser entendida. CRV é o Certificado de Registro do Veículo. Todo veículo automotivo que transita pelas vias públicas do Brasil necessita de um CRV.

Imagine que você comprou um carro 0 km. Para que você possa transitar com ele pelas ruas do Brasil, você deve solicitar o CRV. Caso contrário, você não poderá trafegar com o carro. Além disso, em alguns casos, é preciso solicitar um novo CRV:

  • Quando tiver transferência de veículo de um dono para o outro;
  • Quando o proprietário muda de município de residência ou domicílio;
  • Quando o veículo tiver alguma de suas características alteradas;
  • Quando houver mudança de categoria no veículo;

Se nenhum dos casos acima ocorrer, o CRV não tem data de validade.

Sendo assim, as diferenças entre o CRVL e o CRV, são:

  • CRVL é o certificado de licenciamento, enquanto o CRV é o de registro;
  • O CRVL vence todos os anos;

Como saber se o CRVL está vencido?

Quando recebemos a nossa CNH, no documento, está impresso a data de validade. Dessa forma, você sempre saberá quando o documento precisa ser renovado. No caso do CRVL, não há nenhum local especificando isso.

O pagamento é feito anualmente e o calendário é divulgado, normalmente, no fim do ano. Mas, vale ressaltar, que esse calendário deve sofrer variações de Estado para Estado.

Porém, a data não é a mesma para todo mundo. A data final do CRVL costuma ser estabelecida por meio do último número da placa do veículo. Isto é, se a sua placa tiver final com dígito 8, o mês de vencimento do seu licenciamento será em agosto.

Onde pagar o CRVL?

O CRVL deve ser pago em um dos bancos que tem convênio com o Detran. No caso, isso vai depender do estado em que você mora. Você paga o CRVL e depois da confirmação, você recebe o seu documento em casa.

Vale ressaltar que é importante informar o endereço corretamente. Assim, você não corre o risco de não receber o seu documento, ficando irregular.

Espero que você tenha entendido o que é CRVL e para que ele serve. Mantenha-o sempre em dia para que você transite sempre de forma regular. Até mais!

Postado por: Oficina da Multa

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Leia também: