Quando se tem um carro, é preciso cuidar dele nos mínimos detalhes. É tanto cuidado, que muitos comparam a atenção que se dá a um filho. E não é para menos. Você precisa pensar em coisas como: lavagem, troca de pneus, óleo, qualidade da gasolina, funilaria, entre outras coisas. E uma das coisas que mais dão dor de cabeça são os amassados que aparecem no carro.
Às vezes esses amassados podem aparecer devido a uma batida leve, ou um arranhado. Seja qual a for a razão, para arrumar o estrago, pode ser uma dor de cabeça. É por isso que existem algumas técnicas que facilitam a nossa vida. E uma delas é o uso do martelinho de ouro.
Se você ainda não conhece essa técnica, saiba que ela é muito usada para fazer pequenos reparos. Além de ser prática, é muito eficiente! Nesse artigo, você vai aprender tudo sobre essa técnica e as suas vantagens!
Martelinho de ouro: Tudo o que você precisa saber sobre a técnica
O que é martelinho de ouro e para que serve?
O martelinho de ouro é uma técnica onde, em casos de amassados no carro, dispensa o uso de repintura. Ela é feita à mão, sem a necessidade de ferramentas ou aparelhos eletrônicos. E devido a isso, ela sai bem mais barato.
Essa ferramenta passou a ter esse nome, pois é um material leve e firme. E o ouro é um metal leve e caro.
O uso dessa técnica é feito somente por um profissional, que tenha conhecimento do uso da ferramenta. Pois é preciso fazer a devida avaliação, para saber se o martelinho de ouro é suficiente para o reparo.
Essa técnica é muito usada nas oficinas de funilaria, mas tudo começou nas fábricas de montagem. Onde era usado para reparar pequenos danos no carro, e assim ser levado para ser vendido. Ela surgiu por volta da década de 70 em Taubaté, no estado de São Paulo.
Ela funciona da seguinte forma: O profissional vai dar leves pancadinhas no local onde está amassado. E conforme vai “martelando”, a lataria volta ao lugar.
Simples não é? Mas para fazer isso é preciso toda uma técnica e paciência, para deixar tudo com cara de novo.
Quanto custa esse serviço?
É difícil dizer com exatidão quanto custa esse serviço, pois cada profissional cobra um valor. Por isso recomendo, que você pesquise pelo menos 3 oficinas que efetuam esse tipo de trabalho.
Assim você vai poder comparar os orçamentos, e saber qual a melhor opção para o seu bolso. Mas uma coisa é certa, ela é sempre mais barata em comparação a outros serviços para pequenos reparos.
Mas também não fique só pensando no bolso. Pense também na qualidade do serviço.
Dessa forma você poupa dinheiro e futuros gastos desnecessários!
Conheça outro modelo de martelinho de ouro.
Conheça outras variações e modelos.
Devido ao sucesso e eficácia do martelinho de ouro, surgiram outras variações e modelos desse tipo de ferramenta. E reservei esse espaço para que você também conheça esses modelos e suas características.
O martelinho americano.
O martelinho americano é uma variação do martelinho de ouro. Essa nova variação possui pressão. E assim como um método artesanal, ela também não danifica a tintura e as peças do carro.
Embora tenha o nome de “martelo americano”, a ferramenta não tem esse formato. Ela usa a pressão que puxa a lataria para voltar ao normal. Mas o resultado é satisfatório tanto quanto o martelinho de ouro.
Martelo de funileiro.
Tem um formato parecido como se fosse uma corneta. Ele é fabricado em latão, alumínio e aço. Ele é utilizado para alcançar lugares distantes, e possibilita rebaixamentos de pontos altos.
Martelo de borracha.
Esse modelo tem a cabeça plana ou arredondada. Quando é plana, serve para alinhar grandes superfícies. E sem prejudicar a pintura. E a cabeça arredondada é para rebaixar ondulações.
Martelo pena.
A ferramenta tem esse nome, pois seu formato é semelhante a uma pena. Onde um lado é mais grosso e arredondado, e é ideal para rebaixar pontos altos. E também serve para martelar pinos e endireitar metais.
Martelo de alumínio.
A cabeça da ferramenta é forjada em alumínio. É muito útil para rebaixar superfícies que estão altas demais.
Em que casos o martelinho de ouro é recomendado?
Essa ferramenta realmente ajuda muito, porém ela não é capaz de operar milagres. Existem casos específicos onde o martelinho de ouro é indicado.
Veja em quem casos você pode usá-lo:
- Em casos de pequenos acidentes;
- Riscos superficiais (que não tenham prejudicado a pintura);
- Amassados leves que não prejudicam o funcionamento do carro;
- Após chuvas de granizo, para reparar os pequenos danos;
- Em caso de venda do carro. O martelinho de ouro é indicado para deixar a lataria com cara de nova.
O martelinho de ouro também ajuda no enceramento, polimento ou cristalização do carro.
Por que você deve usar a técnica do martelinho de ouro?
Conheça as vantagens dessa técnica.
Como já foi dito, o martelinho de ouro é uma técnica que não pesa no seu bolso. E pode ser uma maneira simples de solucionar o seu problema.
Mas além do fator financeiro, essa técnica possui outras vantagens. Conheça agora essas vantagens, e entenda o porquê você deve optar por usar essa técnica no seu carro.
Vantagens:
- Para essa técnica, não é preciso o uso de massas, enchimentos ou outros produtos. Só o martelinho ajuda a reparar o amassado. E dessa forma, o seu carro não perde o valor comercial.
- Com o uso do martelinho de ouro, você evita gastos com reforma de lataria. Assim você poupa dinheiro e tempo, e também sei carro não perde valor.
- Essa é uma técnica rápida, onde o reparo pode ser feito no mesmo dia. Não é como as outras, onde você precisa ficar sem o carro por algumas semanas.
- Já falei que essa é uma técnica barata? Mas não custa repetir. Esse serviço é bom, barato e eficiente. Mas antes de solicitar esse serviço, verifique se o mecânico é um profissional qualificado.
- A qualidade do serviço é real. Todos que já usaram o martelinho de ouro em seu carros, ficaram satisfeitos com o resultado.
- O martelinho de ouro não prejudica a pintura do seu carro. Mas fique atento, se a tinta do seu carro sofreu algum dano, é preciso verificar outras opções. Nesse caso, busque ajuda especializada para verificar qual a melhor forma de solucionar seu problema.
Como usar o martelinho de ouro?
5 erros que você deve evitar usando o martelinho de ouro.
Muitos acreditam que por ser uma técnica muito barata, todos podem usar o martelinho de ouro. Porém quem não tem conhecimento pode cometer alguns erros graves, que podem prejudicar mais a situação do carro danificado.
Fique atento a alguns erros que não devem ser cometidos ao usar o martelinho de ouro. E assim evite problemas futuros.
- Não utilize a ferramenta para consertar grandes danos.
O martelinho de ouro, é apropriado para pequenos reparos. Se o carro está muito danificado, essa ferramenta não será útil. E assim você pode perder muito tempo e dinheiro tentando consertar da forma incorreta.
- Em casos de pintura danificada.
Em muitos casos de pequenos acidentes, a pintura é muito danificada. Sendo assim o martelinho de ouro não será eficiente. Pois ele só é apropriado para desamassar, e não é capaz de recuperar a pintura. Neste caso, é preciso que você busque outra solução para recuperar a pintura do carro.
- Se o carro precisa de troca de lataria.
Aqui não tem martelinho que resolva o problema. Você pode tentar e tentar, mas se o seu carro precisa trocar a lataria, troque! Melhor gastar dinheiro e solucionar o problema, do que andar com o carro todo amassado por aí.
- Mecânico sem conhecimento.
Não adianta buscar esse serviço com algum profissional não qualificado. Busque referências sobre esse profissional e veja se ele realmente sabe trabalhar como martelinho de ouro. E não é indicado que você mesmo tente fazer o serviço. Existem muitos profissionais nessa área, procure pesquisar!
- Veja qual ferramenta adequada.
Como eu te apresentei no início do texto, existem outras ferramentas que são apropriadas para cada tipo de reforma. E embora o martelinho de ouro seja muito eficiente, ele pode não ser aquilo que seu carro precise.
Converse com o seu mecânico e veja qual a melhor opção para o reparo do seu carro. Não pense que o martelinho de ouro é mil utilidades, porque não é.
Dicas importantes para a manutenção do seu carro.
Saiba como ter um carro sempre com cara de novo.
Se você deseja sempre manter o carro com cara de novo, é preciso manter a manutenção em dia. E se você acha que fazer a manutenção do carro é um gasto, mude esse pensamento. É um investimento, e certeza de segurança para você e sua família.
Assim como nós fazemos o nosso check-up com o médico, precisamos fazer com o nosso carro.
Mas quero te falar de algumas dicas simples, mas que são essenciais para o bom estado do seu carro. Você vai ver que esses cuidados vão fazer a diferença.
– Cuidado com a lavagem do carro.
Se você lava o seu carro em casa, busque sempre lavar na sombra com a lataria fria. Isso, porque o calor pode proporcionar manchas na tintura. E evite produtos domésticos, como o detergente. Sempre uso produtos voltados para a limpeza de carros. Outros produtos comuns podem ser um risco para o seu carro.
Agora, se você lava em lava-rápidos, observe como é feita a lavagem. Muitas vezes, ela pode começar de baixo para cima, e se o carro está com areia, é um problema. Porque se o carro tem alguma terra, a bucha ao subir pode riscar a pintura.
– Evite capas.
Muitos usam capas para proteger o carro, mas ela também é uma inimiga para a pintura do carro. Isso, porque se o carro fica muito tempo coberto pode gerar umidade. E aí, você já sabe, mais danos para o carro.
– Não deixe o carro sujo.
Sujeira acumulada no carro deteriora a pintura e as borrachas do carro. Então procure manter o carro sempre limpo. Se você voltou de alguma viagem da praia, ou passou na lama, lave-o rapidamente.
– Invista em uma boa cera para carros.
A cera para carros é um material essencial para manter a qualidade da pintura do seu carro. Além de manter o brilho, a cera protege seu carro dos raios UV do sol. É isso mesmo, não é só a pele das pessoas que precisam de proteção, mas a lataria do carro também.
Como vivemos em um país tropical, esse é um cuidado muito importante. Assim a pintura do seu carro ficará intacta.
Conclusão
O martelinho de ouro é uma ótima opção para pequenos reparos. E além disso você não vai precisar ficar sem o seu carro por um longo período. É uma técnica que realmente possui muitas vantagens. E é por isso que é muito usada nas oficinas.
Mas para que o barato não saia caro, sempre verifique se o profissional tem o conhecimento adequado para utilizar essa técnica. E sempre esteja atento para ver se essa é a opção mais viável para o seu carro.
Lembre-se que ela só é utilizável para pequenos reparos. Não espere que ela seja capaz de arrumar um grande estrago.
E mesmo sendo uma técnica considerada simples, não tente fazer por conta caso você não tenha conhecimento. Caso você cometa algum erro, o problema pode se agravar, e gerar uma grande dor de cabeça. Por isso reforço: Busque sempre orientação de um profissional.
E sempre busque informações de novas técnicas baratas e eficientes que podem te ajudar na manutenção da lataria do seu carro.
Então caso o seu carro esteja com algum amassado, e que está te incomodando. Que tal você passar no seu mecânico e usar essa técnica?
Se você precisa de ajuda para recorrer de sua multa, faça uma consulta gratuita do seu caso.
Você pode entrar em contato enviando um email para contato@oficinadamulta.com.br.
Se este artigo foi útil, deixe sua avaliação abaixo e compartilhe!