Aprendendo a dirigir tudo o que você precisa saber aqui

aprendendo a dirigir

A importância de aprender a dirigir

Muitas pessoas estão aprendendo a dirigir devido às necessidades que a vida apresenta. No entanto não dá para aprender a dirigir simplesmente estudando um livro, uma auto escola ajuda, mas não garante nada. Porém com boas dicas informativas o futuro motorista pode saber o básico tecnicamente.

Aprender a dirigir é um desafio para muitos. Ainda mais para quem pega um carro pela primeira vez. Para passar no exame é preciso saber a parte teórica.

É claro que quando se fala tecnicamente não se refere ao aprendizado sobre a mecânica do carro. Mas sim os importantes passos para quem está aprendendo a dirigir ou quem ainda vai começar.

Certamente o objetivo desse artigo é que você saiba passo a passo desde antes de rodar a chave. Assim quando você estiver aprendendo a dirigir terá em mente pelo menos o que fazer em cada etapa.

aprendendo a dirigir


Aprendendo a dirigir carros manuais

Primeiros ajustes

É certo que antes de começar a dirigir o veículo algumas coisas são importantes antes de sair por aí. Sendo assim é muito importante que se conheça algumas partes  do carro. Esse conhecimento deve se tornar um hábito.

Por isso é muito importante ajustar os bancos e retrovisores. Tendo isso em mente comece primeiro pelo banco ajustando ele adequadamente. Dessa forma coloque o banco numa posição onde as pernas não fiquem tão longe dos pedais nem tão perto.

Busque também não deixar os braços numa posição tão esticada com relação ao volante.

Com relação aos retrovisores, ajuste eles logo depois de ajeitar o banco. Isso inclusive deve ser feitos com os dois externos e com o interno. Assim sendo ajuste os laterais até conseguir vê o máximo da pista sem muita visão da lateral do carro.

No caso do retrovisor interno, ele deve ser ajustado para ver toda a janela traseira.

Depois do ajuste dos retrovisores coloque o cinto de segurança. Inclusive peça para os passageiros colocarem. Porque isso também está na lei e gera multa caso seja desrespeitada.

Quem está aprendendo a dirigir deve conhecer os pedais

A embreagem

aprendendo a dirigir

Logo a esquerda está o pedal da embreagem. Esse pedal é muito importante para não deixar o carro morrer. Assim também esse pedal não deixa o carro morrer tanto quando está parado como em velocidade baixa.

Ao sair com o carro soltar a embreagem aos poucos vai fazer toda a diferença.

O freio

Esse pedal que se encontra no meio e é muito importante para frear o carro. No entanto, parar o carro de modo mais rápido se deve pressiona bastante. Mas para reduzir a velocidade você deve fazer bem aos pouco e de modo mais suave.

O acelerador

Aqui está o acelerador aquele que faz as rodas girarem tanto para a frente como de ré. Entretanto o que definirá essa direção é a mudança do câmbio de marcha.

A hora de ligar o carro

É muito importante que antes de girar a chave você veja se está ou não em ponto morto. Dessa forma o ponto morto fica no meio sem nenhuma marcha engatada.

Você começará a usar os pedais, mas para quem está aprendendo a dirigir é importante saber para que pedais é cada pé. Por isso use somente o pé esquerdo para pisar na embreagem e o direito para o freio e acelerador.

Depois disso aperte o pé esquerdo na embreagem até o fundo e gire o chave até o fim. Assim o veículo vai ligar. Logo em seguida desengate o freio de mão se ele estiver puxado.

Agora deve engatar a marcha

Para quem está aprendendo a dirigir acham essa parte uma da mais difíceis. Mas não se preocupe, ninguém nasce sabendo.

Com isso em mente continue com o pé esquerdo pisado até o fundo na embreagem. Depois disso engate uma marcha. No entanto a marcha terá variação de acordo com tipo de veículo.

É bem verdade que uma boa parte dos veículos tem no câmbio a posição de cada marcha. Assim sendo engate a primeira marcha. Entretanto se para você precisar sair de ré primeiro, olhe onde ela está no veículo.

Fazer o carro andar

aprendendo a dirigir

A primeira coisa agora é tirar o pé do freio. Logo em seguida vá tirando o pé da embreagem aos poucos. Em seguida o veículo dará um tremidinha mas é normal.

Depois disso o carro começara a andar, mas vá acelerando pouco antes de tirar totalmente o pé da embreagem. Porque se tirar o pé rapidamente o veículo irá morrer e acelere aos poucos.

É preciso que logo que o veículo começar a andar e ganhar aceleração, que você troque para a segunda marcha. Ou seja, tire o pé do acelerador e aperte até o fundo a embreagem e repita mas de modo mais rápido. Isso é necessário para manter o carro em movimento constante.

A importância de saber a troca de marchas para quem está aprendendo a dirigir

Com já foi dito essa é uma das principais partes para se fazer o carro andar. Embora muitos tem medo no início com o tempo se acostuma. Assim saberão o momento certo.

Dessa forma assim que já estiver engatado a primeira marcha o veículo pedirá de instante a segunda. Assim você fará o seguinte:

  • Tire o pé totalmente do acelerador
  • Novamente pisará até o fundo na embreagem.
  • Mude a marcha
  • Tire o pé aos poucos da embreagem até o limite do ponto de embreagem
  • Vá acelerando aos poucos.

Certamente é importante você saber que com o tempo aprenderá o momento certo de mudar a marcha. Ou seja, o veículo começará a pedir mais marcha.

Todos esses detalhes será aprendido na prática por quem está aprendendo a dirigir.

Redução da marcha

Da mesma forma que o veículo pede mais marcha ele também pedirá menos marcha. No entanto quem está aprendendo a dirigir perceberá. Além disso, é possível observar a rotatividade por minuto(RPM) do veículo. Assim saberá quando colocar a marcha.

No entanto é com a prática que saberá o tempo de mudar a marcha sem vê o RPM do carro.

Quando o carro morre

Muitos motoristas se apavoram nesse momento. No entanto não é motivo para se alarmar.

Isso acontece muito com quem está aprendendo a dirigir. Dessa forma acabam deixando o carro morrer na hora de soltar a embreagem e acelerar. Porém isso é por falta de costume e experiência que envolve tempo.

Então faça o seguinte. Novamente coloque a chave e a gire a e repita todo o processo que já foi passado. Acredite, todo motorista que dirige bem já passou por isso.

E aí, gostou do conteúdo? Quer aprender a recorrer uma multa? Clique aqui e aprenda.