Um veículo possui um grande sistema que deve funcionar de maneira harmônica. Sendo assim, quando algum defeito acontece, por menor que seja. Isso tende a afetar todo o sistema. Um exemplo clássico disso é quando a bobina de ignição apresenta defeitos.
Dessa forma, o veículo começa a apresentar sinais de que algo está errado, mas nem sempre o proprietário se atenta a eles de maneira rápida. O resultado disso pode ser um gasto maior de combustível bem como, alguns outros sintomas secundários que implicam no desenvolvimento geral do carro.
Entenda como funciona essa parte tão importante do carro e como identificar os possíveis defeitos que ela pode apresentar.
Leia agora: Bobina de ignição: qual a sua função no carro?
Função da bobina no carro
A função da bobina de ignição no carro é a de transformar a tensão da bateria, que encontra-se no rolamento primário, em alta tensão, que pode chegar até 45 mil volts sendo necessária para a formação da chamada centelha.
Tal procedimento visa a transferência da tensão para as velas de ignição, que consistem no rolamento secundário. Estas, por sua vez produzem as faíscas que são responsáveis pela combustão.
A combustão é o resultado final que visa o funcionamento do motor de forma adequada.
O acionamento da bobina deve ser realizado através do modo de potência ou estágio final.
Sendo assim, a peça é um elemento fundamental para o carro.
Funcionamento detalhado de uma bobina
O funcionamento detalhado de uma bobina se faz da seguinte maneira:
Através da explosão provocada por ela pelo combustível e mistura de ar, é possível empurrar o pistão para baixo e movimentar o carro.
Dessa forma, se uma bobina de ignição apresenta defeito isso pode ser mais grave do que se pensa.
Além disso, é importante estar atento ao funcionamento das velas de ignição, pois elas também precisam ser trocadas periodicamente.
Quais são os principais sinais de defeito na bobina?
Os principais sinais de que a bobina de ignição está com defeito aparecem rapidamente no veículo e basta que você esteja bastante atento para saber quais são:
Tiros no escapamento
Os tiros no escapamento são um dos primeiros sinais de que algo não está certo com o seu carro.
Assim, quando o automóvel é contrabalançado e a bobina não está funcionando corretamente o combustível não utilizado será emitido através do sistema de escape. Isso faz com que o escapamento apresente barulhos, bem como fumaça preta e cheiro de gasolina.
Falha na partida
A falha na partida pode ser um problema tanto de bobina de ignição como de velas, e será preciso que um profissional analise o veículo para identificar qual é o real problema.
Mas em se tratando de bobina, o condutor pode notar dificuldade para dar partida no carro em épocas mais frias.
Isso acontece porque o distribuidor não consegue fornecer energia adequada para uma das velas de ignição, o que resulta então em falhas constantes na partida.
Aumento do consumo do combustível
Outro sintoma muito comum apresentado quando a bobina está com algum defeito é o aumento do consumo do combustível.
Suponhamos que o seu carro gastava uma quantidade “ X” para fazer determinado percurso e algo o consumo aumentou e você não alterou nada em seu trajeto.
O fato é que quando as velas de ignição recebem menos energia do que deveriam o veículo, para compensar essa falha, passa então a consumir mais combustível.
É um problema que não é nada bom para o seu carro nem para o seu bolso. Por isso, se você já identificou este sinal fique atento.
Motor engasgado
O motor engasgado é um sinal clássico de defeitos na bobina de ignição, contudo, ele também pode estar ligado a outros problemas.
No caso da bobina de ignição é bastante simples de entender, se o sistema não funciona de forma adequada, algo tende a dar errado no resultado final fazendo com que o motor não suporte de maneira a partida ou até mesmo altas velocidades.
Esse problema pode ser tão grave que quando não cuidado pode trazer graves consequências para o veículo. Sendo assim, o prejuízo em relação à mão-de-obra e peças pode ser ainda maior.
Vibração
A vibração também é um dos problemas de bobina apresentados e acontece quando o carro está parado ou em ponto morto. Ela acontece de forma mais intensa de modo que é perceptível ao motorista entender que algo de errado está acontecendo com o seu veículo.
Nesse sentido, se ela acontece de forma recorrente, é preciso buscar a ajuda de um profissional de modo a resolver o problema, que pode até mesmo ser muito incômodo ao motorista.
Dessa forma, a troca da bobina de ignição se torna uma ação importante para a saúde do veículo impedindo que outros problemas possam ocorrer.
Como se apresentam os sinais?
O sinais de que algo está errado com a sua bobina podem aparecer de forma isolada ou conjunta, uma vez que, ao passo em que o carro passa mais tempo sem uma peça adequada, ele passa a apresentar cada vez mais defeitos.
Em casos ainda mais sérios, se você não cuidar desta situação é possível que o motor de seu carro venha a fundir, o que trará um prejuízo bem maior do que o valor da troca de uma bobina.
O ideal é sempre estar atento aos detalhes pois ninguém conhece melhor o seu carro do que você mesmo.
Quando é preciso trocar uma bobina de ignição?
A peça não precisa ser trocada com facilidade levando em consideração de que ela possui alta resistência.
Além disso, um item original de fábrica costuma durar em média mais de 200 mil quilômetros.
Mas isso quer dizer que você deva andar despreocupado por aí?
Absolutamente não! É preciso sempre estar atento a saúde de seu veículo se você não deseja ter prejuízos futuros de maneira geral.
Isso porque a vida útil de uma bobina pode ser reduzida devido a maus cuidados. Entenda quais são eles:
Falta revisões completas
As revisões são uma ação importante em se tratando de um veículo. Isso porque é através delas que se torna possível identificar possíveis defeitos em seu carro.
Imagine que o carro é tal como um ser humano, se você apenas coloca combustível nele e não faz os exames necessários, quando o problema aparece ele já é muito grave, passível de resoluções mais drásticas.
Desatenção na troca de água do motor
Alguns motores precisam de troca de água, principalmente de carros mais velhos pois isso evitará o superaquecimento do motor em diversas situações e garantindo que ele possua melhor vida útil
Falta de revisões nas velas de ignição, cabos supressores e alternador
As revisões nestes itens são importantes para que o seu carro consiga manter a vida útil de sua bobina de ignição. Isso porque estas estruturas também fazem com que o sistema funcione de forma adequada.
Neste sentido, o ideal é que você peça a troca das velas a cada 20 mil quilômetros além de uma análise minuciosa dos bicos injetores
Ao desenvolver estes cuidados se tornará mais fácil de manter a vida útil de sua bobina de ignição permitindo que o seu carro consiga andar mais tempo com ela.
Não trocar o jogo do cabo
Muitas pessoas não sabem disso, mas trocar o jogo do cabo de vela pode ajudar na manutenção da peça. Isso porque é essa peça que se desgasta primeiro e pode fazer com que as outras se desgastem.
Assim, trocar o jogo do cabo de vela é um elemento importante para que você consiga manter por mais tempo a sua bobina de ignição.
Portanto, tome decisões pequenas para que problemas fáceis não se transformem em problemas difíceis e com isso você ganhe uma baita dor de cabeça. Faça o que é melhor para o seu carro.
Manutenções na bobina de ignição
A bobina, assim como o carro também pode, assim como deve, passar por manutenções para verificar como está sendo o seu desempenho.
Assim como na troca de óleo, que deve ocorrer periodicamente, a bobina deve ser verificada.
O ideal é que essa manutenção ocorra a cada 10 ou 15 mil quilômetros. Essa manutenção pode ser realizada quando for realizada a manutenção das velas dos cabos que podem apresentar rachaduras e ressecamentos e assim, devem ser substituídas.
Esta se torna mais uma medida preventiva para que você tenha a segurança de que sua bobina está funcionando de forma adequada.
O que é preciso solicitar ao mecânico quando for realizar a revisão
Ao realizar a revisão no seu carro é preciso que você solicite ao seu mecânico que ele faça os seguintes procedimentos com o seu carro, garantido assim, que a bobina de ignição está em bom funcionamento:
- Tensão do alternador
- Potencial de massa ineficiente
- Velas de ignição com desgastes
- Cabos supressores
- Conexões com zinabre
- Módulo de ignição
- Curto circuito nos enrolamentos das bobina
- Trincas na peça
Este, trata-se de um resumo de tudo que pode ser feito para que você mantenha a peça com uma boa vida útil.
Testes com a bobina de ignição
Para que você consiga realizar testes com a bobina do seu carro não é preciso ser nenhum expert, basta apenas onde se localizam cada uma das peças e assim não fique perdido.
O teste pode ser realizado em pouco tempo, onde você entenderá se será necessário ou não trocar a sua bobina evitando que problemas futuros ocorram com ela.
Desenvolvemos uma passo a passo bastante simples através do qual você vai conseguir realizar com mais facilidade o teste com a sua bobina aí mesmo na sua garagem. Siga atentamente as instruções.
Passo 1 – Adquira o material certo para o teste
Para que você consiga realizar o teste de forma adequada é que preciso que você tenha em mãos um multímetro.
Um multímetro é um aparelho através do qual é possível realizar medidas elétricas de Voltímetro, Ohmímetro e Amperímetro. Através de um volímetro será possível medir:
- Corrente elétrica (contínua e alternada) – função amperímetro
- Tensão elétrica (contínua e alternada) – função voltímetro
- Resistência elétrica – função ohmímetro
- Capacitância Frequência de sinais alternados
- Temperatura
Você consegue definir a função realizada através de chave rotativa. Além disso, é possível escolher entre dois tipos de multímetros no mercado: o analógico ou o digital ( que é mais versátil e mais fácil de ser manuseado).
Passo 2 – Faça o teste de resistência primeiro
A primeira coisa que você deve fazer antes de realizar os testes é retirar a bobina do veículo. Este veículo deve estar devidamente desligado, e não deve ter sido utilizado em pouco tempo, de modo que esteja frio. Em seguida, você poderá então começar a realizar os testes.
O teste de resistência primário de uma bobina de ignição consiste em localizar o enrolamento primário da bobina.
Se você não sabe como fazer isso, basta que você localize o manual do fabricante da peça.
Coloque o seu multímetro em modo Ohmímetro na escala de 200 Ohms.
Para saber se sua bobina passou neste teste, o multímetro deve mostrar o valor de 0,2 e 0,1 Ohms. Caso contrário, está hora de trocá-la.
Passo 3 – Faça o teste de resistência secundário
Para que você possa realizar este teste, se torna fundamental que você localize o rolamento de resistência secundário.
Você também pode consultar manuais caso esteja em dúvida, também é possível consultar vídeos na internet que mostram exatamente onde está localizado o rolamento secundário.
O multímetro deve estar na mesma posição do Ohmímetro, contudo, em uma escala de 20 mil Ohms.
Para saber se a sua bobina de ignição vai passar neste teste é preciso que o valor mostrado no aparelho seja entre 4,0 mil e 6,0 mil, caso contrário, ela pode apresentar problemas.
Passo 4 – Faça o teste de alimentação
O último teste deve ser com a bobina conectada e instalada de maneira adequada em seu veículo.
Nesse momento, você vai mudar a posição do seu aparelho que vai Ohmímetro para o Voltímetro.
Desse modo, é preciso então que você verifique a tensão primária da bobina, o valor a ser encontrado deve ser o entre 12 e 14 Volts.
O que fazer quando os testes dão valores diferentes?
Quando os testes apresentam valores diferentes é importante que você busque então pela ajuda de um profissional para que possa então realizar a troca de sua bobina de ignição.
O ideal é que você não faça o procedimento em casa, pois junto com a bobina, outras peças podem apresentar defeitos. O ideal então é que você permita que a troca seja realizada de maneira adequada para que assim, não tenha o trabalho de realizar duas vezes a mesma ação.
Procure sempre um profissional de confiança
Infelizmente o mercado nos apresenta alguns profissionais que não são muito éticos e podem querer realizar procedimentos sem necessidade, apenas pelo custo da mão de obra e com a intenção de vender a peça.
Por isso, busque sempre por um mecânico de confiança para que ele possa atender todas as necessidades do seu carro de maneira adequada.
Conclusão
A bobina de ignição é uma peça fundamental do carro que quando apresenta defeitos pode fazer com que o veículo perca a sua força do motor e apresente problemas no momento da partida.
Ao menor sinal é preciso entender o que está acontecendo e ir em busca de um profissional adequada para que a troca da peça seja realizada de maneira adequada.
O ideal é que você também busque peças com boas marcas e consolidação no mercado para que elas consigam exercer suas funções em seu veículo de modo devido.