Vantagens e benefícios da Vistoria Cautelar Veicular

Comprar um carro usado, apesar de ser uma grande vantagem em diversos casos, requer alguns cuidados importantes, principalmente antes de fechar o negócio. Dessa forma, se faz necessário que o seu veículo passe por uma vistoria cautelar veicular.

Esta ação, trata-se de uma medida preventiva, assim como, uma das maiores aliadas antes de assinar o contrato, levando em consideração que ela consegue analisar todos os aspectos do veículo em seus mínimos detalhes.

A vistoria cautelar tem como objetivo principal analisar a utilidade do seu futuro veículo, mostrando dessa maneira se ele pode ou não vir a dar problema em situações futuras. Neste post, falaremos de todas as vantagens e benefícios da vistoria e como ela pode ser realizada de forma qualificada em seu veículo.

Leia agora: Vantagens e benefícios da Vistoria Cautelar Veicular

O que é vistoria cautelar veicular?

A vistoria cautelar veicular é um serviço que serve como um check-up do veículo que se deseja comprar. Comumente, ela é realizada em veículos usados, uma vez que alguns deles já passaram por diversos donos e não possuem a garantia de fábrica.

Além disso, ao realizar o procedimento, você estará garantindo que nenhum item que está no carro passe desapercebido na análise e assim, você possa adquirir um produto que vai usufruir por muito tempo, sem problemas maiores.

É através da vistoria que você consegue descobrir qual é o passado do veículo em questão. Se ele já sofreu alguma batida, por quais alterações ele passou, se possui ou não pendências jurídicas, até mesmo, qual a sua quilometragem original.

O procedimento também visa assegurar se o veículo em questão também está com todos os documentos em dia mediante a legislação de trânsito brasileira.

Para resumir, sem a vistoria cautelar veicular você não tem segurança alguma sobre o veículo que deseja comprar.

A vistoria cautelar é necessária?

Absolutamente sim. Pois é somente através deste procedimento que você evitar problemas maiores como acidentes e prejuízos relacionados à vida útil do automóvel.

Além disso, é através deste procedimento que você conseguirá realizar um seguro para o seu veículo sem problemas maiores.

O procedimento também o ajudará a fazer com que seu veículo passa na vistoria veicular realizada pelo Detran.

A vistoria cautelar veicular também é um diferencial na hora de vender um veículo e possibilita a sua valorização.

Como é realizada uma vistoria cautelar?

A vistoria é realizada por uma empresa especializada que deve lançar mão de meios adequados para analisar a autenticidade de um veículo.

Após a análise, é emitido um laudo técnico onde consta todas as informações pertinentes ao veículo que além de tudo, contém elementos como fotos mostrando todos os aspectos que envolvem o carro.

Além dessa análise, existe também uma pesquisa realizada junto ao banco de dados e informações a respeito do automóvel, que contém também levantamento sobre leilões assim como, histórico de sinistro.

Dados estatísticos mostram que 27 % dos veículos onde as vistorias foram realizadas apresentam algum tipo de restrição que pode vir a prejudicar o futuro proprietário e desvalorizar o seu carro.

Outro dado muito importante que foi divulgado é que cerca de 13% de todos estes veículos apresentam adulterações em pontos de identificação que são resultados de danos muito graves ou por outros tipos de reparo.

Daí se faz tão necessária a realização do procedimento. Ademais, é na vistoria cautelar veicular que é possível também realizar a lacração e atestar a autenticidade veicular de uma placa.

Quais elementos são levados em conta na realização de uma vistoria?

Na realização de uma vistoria cautelar veicular são levados em conta todos os elementos que fazem parte do veículo, desde sua estrutura, até mesmo as pendências registradas. Nada deve passar desapercebido nesse procedimento.

Assim, ao realizar um vistoria, a empresa responsável identificará:

  • Pendências em documentos e taxas como o Licenciamento, DPVAT, IPVA e CRLV;
  • Indício de algum sinistro, que consiste em alguma alteração no veículo;
  • Se o veículo já passou por algum tipo de leilão;
  • Se a parte estrutural do carro está adequada com mecânica e elétrica adequadas tais como: verificação do alimento, situação do motor de câmbio, chassi, faróis, freio, pintura, pneus, velocímetro e quilometragem real do carro;
  • Como está a situação da pessoa jurídica e financeira em relação ao carro;
  • Situação do Recall

Lembrando sempre que através do conjunto de todas essas análises será feita a aprovação ou a reprovação do veículo. Por isso, se torna muito importante mandar um veículo para esse tipo de vistoria.

Qual a diferença entre vistoria cautelar e vistoria veicular?

Muitas pessoas confundem vistoria cautelar com vistoria veicular, contudo a principal diferença está nos itens que ambas analisam.

A vistoria cautelar analisa de forma cautelosa todos os elementos pertinentes ao veículos tomando cuidado na observação dos mínimos detalhes, o que evita que o comprador possa ser uma vítima de inúmeras fraudes. Ela não é um procedimento obrigatório, mas é necessário.

A vistoria veicular é realizada pelos órgãos de trânsito brasileiros e é feita de forma mais superficial. Embora seja obrigatória, ela não garante que o veículo esteja em perfeitas condições para uso. Seu objetivo principal está na identificação de peças que podem estar clonadas e outros itens não regulamentados.

Qual a diferença entre vistoria cautelar e vistoria prévia?

Outro termo que é bastante confundido com a vistoria cautelar é a vistoria prévia. Você já entendeu que a vistoria cautelar veicular é aquela que analisa de maneira geral e bastante detalhada todo o veículo.

Esse tipo de vistoria pode ser solicitada tanto pelo comprador, quanto por financiadoras e demais lojas de carro, não sendo um procedimento obrigatório.

Já a vistoria prévia consiste em um procedimento realizado pelas seguradoras para entender qual é o estado do veículo antes que o seguro seja de fato formalizado, buscando assim, por algum problema que cause a impossibilidade da contratação do seguro.

Agora que você já entende como funciona a vistoria cautelar, é hora de entender quais são todas as suas vantagens e benefícios.

Vantagens e benefícios da vistoria cautelar veicular

A vistoria cautelar veicular é um procedimento que vai assegurar que você tenha um veículo adequado para a suas necessidades sem que te traga possíveis dores de cabeça. Além disso, o procedimento também tende a trazer muitas outras vantagens e benefícios. Vamos falar deles agora.

Evita o furto e roubo de automóveis

Quem já passou por uma situação de furto ou roubo de seu veículo sabe o quanto isso é desagradável e frustrante. Muitas vezes a pessoa ainda está pagando ou terminou de pagar a pouco tempo as prestações de seu automóvel e nem sequer ao menos poderá usufruir dele.

Além disso, existem procedimentos desagradáveis para o proprietário do carro furtado ou roubado, como por exemplo o registro do Boletim de Ocorrência, acionamento do seguro. Em muitas situações o veículo não é encontrado, mas quando acontece, está com a maioria das peças faltando, e muito danificado.

Ao realizar uma perícia cautelar, é possível inibir o furto ou roubo do veículo uma vez que ele já possui uma relação de dados que permite melhor acesso à sua possível localização.

Além disso, você também evita de passar por um transtorno de adquirir um veículo roubado. O que ocasionalmente pode acontecer se você não exige saber detalhes sobre o carro que você pretende comprar.

Facilita a venda do automóvel

Muitas pessoas, e até mesmo empresas encontram dificuldades para realizar a venda de automóveis usados. Isso acontece muito porque os clientes tem receio de passar por uma situação que envolva problemas relacionados ao histórico do veículo.

Desse modo, ao realizar um vistoria cautelar veicular o proprietário mostra que o veículo tem boa origem e procedência, o que tranquiliza o comprador.

Proteção para o pós-venda

Quando você apresenta uma vistoria cautelar de veículo é também um modo de garantir que ele possui boas condições de uso. Assim, caso venha a acontecer qualquer dano com o veículo depois de vendido você poderá contestá-lo, pois tem provas de que o automóvel estava em perfeitas condições antes da venda.

Evita que você seja enganado ao comprar um veículo

Não é incomum encontramos no mercado pessoas que foram enganadas ao comprar um veículo. Na ansiedade por adquiri-lo esquecem-se de analisar detalhes importantes.

Infelizmente existem muitas empresas que não são idôneas e apresentam veículos que aparentemente parecem bons e em ótimo estado de conservação. No entanto, basta compra-lo e começar a rodar com o automóvel que começam a aparecer diversos tipos de problema.

Permite boas negociações com as seguradoras

Todo e qualquer veículo deve ser segurado, afinal de contas, imprevistos podem acontecer e você deve estar preparado para todos eles.

Desse modo, ao apresentar um laudo de vistoria cautelar veicular a uma asseguradora mostrando que o carro está em perfeitas condições, é possível até mesmo negociar um bom valor de seguro, uma vez que você mostra que o seu carro não possui problemas.

Faz com que você se sinta mais seguro no momento da compra

Quem é que nunca se sentiu inseguro ao realizar uma compra? Principalmente quando se trata de um automóvel onde um boa quantia em dinheiro é investida.

Desse modo, uma vistoria cautelar veicular permite que você se sinta realmente seguro para realizar uma compra, sem ficar com aquela dúvida: “Será que comprei certo?”.

Garante a circulação do veículo em vias públicas

Quem entende sobre as Leis de Trânsito sabe que algumas danificações relacionadas à manutenção do automóvel podem gerar multa.

Além disso, é preciso garantir que o veículo possa ter o seu documento atualizado anualmente, pois caso contrário, ele correrá o risco de ser apreendido.

A vistoria cautelar garante que o veículo possa andar em vias públicas permitindo que você circule pela sua cidade ou fora dela de maneira tranquila e segura, evitando constrangimentos.

Prevenção contra acidentes

Muitos acidentes relacionados a veículos acontecem por falta de manutenção do veículo ou por algum dono que nem mesmo o dono sabia da existência. Isso acontece muito quando não se sabe a procedência do veículo.

No momento da compra o comprador se depara com um veículo limpo, bonito e encerado, mas as aparências podem sim enganar. E nesse caso, elas podem custar a vida de sua família e das pessoas que você ama.

É na vistoria cautelar que será possível detectar possíveis problemas relacionados à segurança do veículo que podem gerar riscos de acidentes.

E convenhamos, depois do fato acontecido não há muito o que se fazer, o valor de uma vida não pode ser medido por dinheiro. Assim, se torna importante estar ciente de que você está fazendo o máximo possível para garantir que tanto você quanto sua família estão usufruindo de um bom automóvel.

É um investimento a longo prazo

Você já fez az contas de quanto você pode gastar com defeitos apresentados em um carro e quais os prejuízos que você pode ter?

Somente com danos estruturais como defeito na lataria, alinhamento, balanceamento, motor, pintura, faróis entre outros, você pode gastar o equivalente a 40 % do valor do seu carro.

Além disso, se você deseja vender o carro com todos esses problemas, terá de informa-los ao possível comprador que exigirá um desconto, que também fará com que o veículo fique desvalorizado.

Outro fator que devemos contar é o fato de que se o veículo possuir alguma pendência que você não tenha conhecimento, isso poderá impedir a emissão de um novo documento.

E nesse caso, das duas coisas uma vai acontecer: ou você vai andar com um veículo que não poderia estar na rua correndo o risco de ser pego e apreendido, e terá de pagar multa, valor do pátio além das pendências, ou você ficará com o veículo parado.

Em qualquer uma destas situações você estará tendo prejuízo.

Então, você deve considerar que uma vistoria cautelar veicular é de fato um investimento bem como um procedimento que evitará prejuízos futuros.

Você tem um seguro após a vistoria

Outra vantagem em se realizar uma vistoria cautelar veicular é que você ganha uma garantia de que problemas legais venham a acontecer posteriormente, até mesmo oferecendo um prêmio caso algum erro profissional aconteça.

Todos estes elementos garantem uma segurança extra no momento em que você desejar trocar de carro.

Isso acontece porque ao realizar o procedimento, o veículo automaticamente entra para um banco de dados onde é possível realizar a sua consulta, o que garante assim, a autenticidade de um veículo durante um determinado período.

Você adianta uma exigência de seguradoras e financiadoras na troca do veículo

Na hora de trocar o seu veículo usado é comum que as seguradoras e financiadoras exijam a vistoria cautelar para que possam pegar o seu veículo.

Sendo assim, ao realizar o procedimento, você estará adiantando uma exigência para casos futuros sem que precisa se preocupar com mais este detalhe para realizar a troca do seu veículo.

Não é um procedimento caro

Quando você analisa todas as vantagens de uma vistoria cautelar e tem acesso ao preço do procedimento é possível notar que ele não é caro.

Isso porque este trabalho envolve responsabilidade que visa análise e informação de dados verdadeiros, que asseguram a legalidade e as boas condições do veículo.

Dessa forma, é possível entender que o valor é bastante acessível levando em consideração todos os benefícios que você terá ao realizar este serviço.

Considerações finais

A vistoria cautelar veicular é um procedimento importante que deve ser considerado antes de comprar um veículo, garantindo não apenas que você não tenha prejuízos materiais, comprando um automóvel que tenha alguma situação irregular, mas também a sua segurança e de sua família.

Contrate nossos serviços de vistoria cautelar e tenha acesso aos melhores resultados, garantido a máxima eficiência na elaboração dos laudos.