Quem nunca dirigiu carro velho não sabe o que é o drama de fazer uma baliza. Nessa manobra todo o esforço fica em cima do volante. Se não há direção hidráulica pode contar que a academia é desnecessário para os braços. Já que girar o volante vai precisar de um esforço do motorista.
A direção hidráulica é uma das melhores invenções da engenharia automotiva e é sentida diretamente na hora de dirigir. Sempre há uma surpresa para quem dirigiu carros com a direção muito travada e agora precisa se acostumar com esse novo modelo.
Mas os resultados são excelentes. Quase todo mundo já aprova o sistema. Além disso embora o fato de que a direção elétrica é superior, a hidráulica ainda possui bastante mercado e está longe de sumir.
O sistema tem ganhado cada vez mais modificações e melhoramentos. Assim podemos hoje aproveitar a direção hidráulica progressiva. Este sistema ajuda a deixar o volante mais duro de acordo com a velocidade do carro.
Isto previne que acidentalmente você faça curvas muito agudas em velocidade alta e capote.
Como funciona a Direção Hidráulica?
A direção hidráulica é um sistema de direção assistida criada para aliviar o esforço do motorista enquanto dirige. Ainda mais em relação a manobras que exigem muito trabalho de volante, como a baliza.
Sua primeira versão foi criada na década de 50 no século passado pela Chrysler. E logo se popularizou por todo o mercado. Mas só atingiu proporções em vários modelos nos últimos 20 anos.
Suas principais aplicações no início eram para caminhoneiros que além de já utilizarem veículos pesados precisavam também levar uma carga ainda mais pesada. O esforço grotesco acabou sendo aliviado e então o sistema adotou um mercado bem abundante.
Todo o sistema de direção hidráulica gira em torno de um bomba hidráulica que serve para fazer o esforço por você. Também é necessário um reservatório de óleo que é o responsável por todo o movimento do carro.
Este óleo chamado de fluido hidráulico serve para fazer pressão para mudar o rumo das rodas ao virar o volante. É importante notar que nesse sistema o volante serve só como um guia que mostra para onde onde deve ser orientado o carro.
Assim quando você vira o volante a barra de torção também é girada. O movimento é captado pelo pinhão que atua sobre a cremalheira e essa faz outros mecanismos pequenos se mexerem para finalmente a roda mudar a orientação.
Parece complicado, não é? Mas tenha certeza que o resultado vale a pena.
No interior do carro o sistema todo está ligado à mangueiras que irão fazer o transporte do óleo para as partes necessárias. Por isso tenha bastante cuidado na manutenção de cada uma delas.
Problemas comuns à Hidráulica
Bom, como todos os sistemas, este tipo de direção também enfrenta seus problemas. Primeiramente você vai enfrentar o problema de que é necessário que o mecânico seja habilitado.
Infelizmente não é qualquer um que pode dar manutenção neste tipo de sistema. Mas se você quiser arriscar, vá por conta própria. Assim a manutenção da direção hidráulica pode sair um pouco mais cara do que o normal.
A caixa de direção do sistema também é ligeiramente mais caro. Isso também onera um pouco uma manutenção mais robusta.
Os outros problemas encontrados são normalmente semelhantes ao padrão das direções comuns. Porém é necessário mesmo um especialista na área para resolver o problema.
Os componente acabam afrouxando com o tempo e podem também ressecar. A necessidade de lubrificação constante e calibração vão requerer algumas visitas periódicas à manutenção.
O nível de fluido deve ser checado com frequência, só assim você consegue se sentir seguro ao dirigir. Mas se por algum motivo logo após recarregar o conteúdo de fluído ele abaixar de novo é necessário fazer uma nova vistoria.
O ideal também é que você faça uma revisão completa no sistema a cada 50 mil km rodados.
Hidráulica ou Elétrica? Qual a melhor direção?
É preciso saber que os dois sistemas são excelentes e as diferenças são poucas. A vantagem da direção elétrica é que ela consegue ser ainda mais suave. Mas a diferença é tão pequena que a maioria dos motoristas nem notam.
A única reclamação que fazem do sistema elétrico é pelo fato dele ser ligeiramente mais seguro. Porém não há nada que comprove isto.
Porém é normal encontrar sistemas híbridos onde praticamente todo o trabalho também seja executado de modo hidráulico.
A troca de peças pode sim influenciar em um preço final. Um sistema elétrico tem menos partes a serem trocadas. Já a manutenção da direção hidráulica pode envolver uma quantidade muito maior de peças que não serão baratas.
Uma outra vantagem da elétrica sobre a hidráulica é que no caso de falha da parte elétrica a direção ficará bastante dura, mas ainda funciona. Já a hidráulica pode sofrer uma perda geral do controle do carro em algumas situações extremas.
Dicas em geral
Muita gente gosta de estacionar com as rodas viradas para evitar que o carro se mova. Mas tenha certeza que isso vai impactar diretamente no sistema todo. Assim a melhor ideia é manter o freio de mão em dia com a manutenção e por precaução deixar o carro engrenado.
Girar o volante até o final enquanto se faz qualquer manobra com o carro também pode gerar um stress muito grande no sistema. Evite isso sempre que possível e você vai economizar bastante com a manutenção.
Se você está pensando em comprar um carro usado que possua direção hidráulica, tome cuidado! Muita gente acaba tendo que trocar todo o sistema em pouco tempo por conta da falta de cuidado do motorista anterior.
O ideal nessa situação é garantir a qualidade do sistema dando uma volta como test drive.
Sentiu alguma dificuldade na hora de dirigir? Pense duas vezes antes de comprar então.
Se possível leve o carro a algum mecânico de confiança para verificar qualquer vazamento de líquido de freio ou coisa parecida. Todo cuidado é pouco nesta hora.
Dito tudo isto eu desejo que você aproveite ao máximo sua direção hidráulica e viaje muito!
E aí, gostou das informações? Se esquecemos de algum detalhe, por favor, fale com a gente aqui nos comentários e tire mais dúvidas!
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